O que é PIB – e como calcula-lo

O que é PIB – e como calcula-lo

Você sabe o que é o PIB? Sabe como o mesmo funciona? sabe como ele deve ser calculado?Ou então, sabe quais são os seus tipos?

Bom, essas são algumas das principais perguntas, que são feitas com muita frequência, geralmente por pessoas que não conhecem o mesmo e tem interesse em conhecer ele.

Por esse ser um assunto, que gera uma grande quantidade de duvidas, neste artigo você irá ter acesso a algumas informações que estão relacionadas com esse mesmo assunto.

E para que possamos explicar tudo isso de forma clara, fácil e organizada. Portanto, faça a leitura desse texto que o site Investimentos financeiros preparou.

 

INFORMAÇÕES SOBRE O PIB

Bom, muitas pessoas não tem o conhecimento sobre algumas das principais informações sobre o PIB, como por exemplo: o que é, como funciona e como é calculado, e é a partir dai, que as duvidas são geradas

Por esse motivo, vamos te mostrar a seguir algumas das melhores e principais informações, que estão relacionadas com esse mesmo assunto.

Pois assim, caso algum dia você tenha que realizar algum tipo de serviço, que envolve o PIB, você já terá conhecimento sobre a maior parte das informações que compõem o mesmo.

Veja só a seguir essas informações:

 

O que é o PIB?

Bem, PIB é a sigla usada para realizar a abreviação das seguintes palavras: Produto Interno Bruto.

O PIB, é basicamente uma especie de indicador de economias que é muito usado na Macroeconomia (ou seja, ramo de Ciências Econômicas).

O mesmo determina e apresenta a soma de todo ou a maioria dos bens e serviços, que são produzidos em uma área geográfica, em um certo período(que pode ser de um ano ou um trimestre).

Então, é possível concluir que o PIB representa, qual a dinâmica econômica de um certo lugar, assim apontando qual será o possível crescimento em relação a economia desse mesmo lugar.

 

Para que serve o PIB?

Na prática, o PIB funciona da seguinte forma:

Basicamente, ele serve para medir a atividade econômica de um certo lugar, onde a sua analise é feita com base do crescimento do mesmo lugar.

Além de que essa análise no crescimento, pode encontrar também, possíveis problemas(como por exemplo: não ter crescido como o desejado).

E assim, mostrar alguns caminhos que podem ser seguidos para que esse problema possa ser resolvido.

Outra coisa que o PIB pode fazer, é realizar a análise quais são os setores econômicos daquele lugar, que geram mais lucros e quais geram menos.

Fazendo assim, possível com que possa ser identificado quais as possíveis fragilidades de economia.

Como por exemplo, mostrar quais são os setores que são validos de investir.

O que muitos não tem o conhecimento, é que quando o PIB é calculado não é somente possível analisar o crescimento econômico do lugar, mas também é possível fazer a comparação com outros lugares.

 

Como calcular o PIB?

Bem, antes mesmo de você saber como calcular o PIB, você deve saber que esse calculo leva em consideração quais são os bens e serviços finais.

Como por exemplo: não leva em consideração o ferro usado para a produção de um veículo, mas sim o veículo em si.

Bom, esse calculo pode ser feito de três jeitos diferentes, esses são:

  • Riqueza:

É somado tudo o que foi produzido na área, ou seja, todas as riquezas produzidas naquele lugar. É levado em consideração, o que foi construído por:

  • pela industria ;
  • pelo setor de serviços;
  • pela agropecuária;

 

  • Demanda:

É considerado o consumo, ou seja tudo o que é consumido pelas famílias e pelo governo, são considerados para realizar esse calculo.

Além das exportações e importações também serem consideradas, ou seja, tudo o que é comprado.

  • Renda:

É somado as renumerações com base nas seguintes coisas:

  •  Salário;
  • Juros;
  • Aluguéis;
  • Lucros que são distribuídos;

Nesse caso, é considerado o que o salário pode pagar, como por exemplo.

Eder Costa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *