Investimentos financeiros para iniciantes “Dicas”

Investimentos financeiros para iniciantes “Dicas”

Investimentos financeiros para iniciantes “Dicas”

Para quem busca prosperar financeiramente, é fundamental conhecer sobre investimentos. Mas nem sempre é fácil saber qual é o melhor, qual possui menor risco, qual possibilita maior rentabilidade ou liquidez.

Principalmente para aqueles que são iniciantes no assunto e ficam confusos com tantas nomenclaturas. No entanto, uma coisa é fato: investir é bem simples e, com algumas dicas, basta começar!

Investir é simples!

Isso mesmo! Investir é simples, mas é um processo que deve ser construído gradualmente, dia a dia, sem pressa. Para quem quer investir, o pensamento deve ser sempre no longo prazo e nunca no imediatismo.

Ainda mais se você é iniciante e não conhece todos os tipos de investimentos. Pois existem diversos produtos financeiros, cada um com suas taxasrentabilidade, prazos e assim por diante.

Assim, é preciso entender que fazer investimentos financeiros deve se tornar um hábito, como escovar os dentes todos os dias. Então, fique atento as dicas a seguir e comece seu planejamento hoje mesmo!

Planejamento e Educação Financeira

Antes de colocar seu capital em algum tipo de investimento, reserve um tempo para estudar sobre o mercado financeiro. Busque informações que possam auxiliar na gestão do seu dinheiro.

Estude todos os mercados: investimentos de baixo risco, de alto risco, mercado imobiliário, criptomoedas. Além disso, comece a fazer uso do seu dinheiro de forma consciente.

Ou seja, faça escolhas inteligentes para o seu patrimônio e gerencie suas finanças de forma saudável. É importante saber quais são os seus rendimentos, seus gastos e, principalmente, os seus objetivos.

Livrar-se das dívidas também é um dos pontos fundamentais. Pois os juros decorrentes causam prejuízos no seu bolso. Tente negociar com seus credores, buscando descontos e parcelamentos.

Destine um período do seu dia para elaborar uma planilha com todas as suas informações financeiras. Entradas, saídas, dívidas, valores a serem economizados e o que poderá ser usado para investimentos.

Além disso, faça uma lista dos seus objetivos de curto, médio e longo prazo. Assim, fica mais fácil visualizar o que é mais urgente e precisa de ser resolvido logo, e o que pode esperar sem causar qualquer prejuízo.

Reserva de Emergência

Outra dica importante para quem quer começar a investir é fazer uma reserva de emergência. Ou seja, reservar um valor para utilizar, se necessário, em momentos de imprevistos ou de urgência.

Em geral, a reserva de emergência pode ser calculada com base na média dos custos fixos e variáveis. E esse cálculo pode ser com base nos gastos de 3 meses, 6 meses ou até mesmo de 1 no.

Então, ao fazer a reserva de emergência, a dica é colocar este montante em uma renda fixa com alta liquidez. Ou seja, aplique este dinheiro em um investimento que possa ser retirado rapidamente em caso de necessidade.

Onde investir

Conforme dito anteriormente, a gama de investimentos financeiros é extensa e depende muito do seu perfil de investidor. Alguns são mais arrojados e preferem arriscar mais, optando por rendas variáveis, como a Bolsa de Valores.

Outras pessoas são mais conservadoras e optam por fundos em renda fixa, como Tesouro Direto, CDB, LCI e LCA. Também existe a opção de investir em Fundos de Investimentos Imobiliários e até mesmo em criptomoedas.

Entretanto, tudo depende dos valores disponíveis para investimento, do prazo de retorno e da rentabilidade que se quer. E fique sempre de olho no mercado, acompanhe suas oscilações e saiba a hora de mudar de estratégia!

Investimentos Financeiros

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *