Como o CDI interfere nos investimentos pessoais

Como o CDI interfere nos investimentos pessoais

Você sabe o que é o CDI, e sua importância nos investimentos pessoais? Sabe como o mesmo funciona? Ou então, tem o conhecimento sobre como o mesmo interfere nos seus investimentos pessoais?

Bem, essas são algumas das principais duvidas, que são feitas com muita frequência, principalmente pelas pessoas que não conhecem o mesmo e suas funções.

Por esse ser um assunto, que gera uma grande quantidade de duvidas, neste artigo você terá acesso a algumas informações que estão relacionadas com esse mesmo assunto.

E para que possamos explicar tudo isso de forma organizada, explícita e principalmente fácil. Confira as dicas que o site Investimentos financeiros preparou nesse breve texto.

INFORMAÇÕES SOBRE O CDI

Bom, muitas vezes as pessoas escutam falar sobre esse nome, mas as mesmas, não tem ideia do que o mesmo é ou então o que ele pode fazer, e é ai que as duvidas se criam.

Por esse mesmo motivo, veja a seguir algumas das melhores e principais informações que estão relacionadas com esse assunto, que é um tanto quanto muito comentado.

Pois assim, caso algum dia você realize algum serviço, que exija esse mesmo tipo de depósito, você já terá conhecimento sobre a maior parte das informações que compõem o mesmo.

Veja só a seguir:

O que é o CDI e como o mesmo funciona?

A sigla CDI, é usada para realizar a abreviação das seguintes palavras: Certificado de Depósito Interbancário.

Bem, ele é basicamente um título de emissão de muitas instituições financeiras, que realiza o lastreamento das atividades do mercado Interbancário, ou seja as transações que ocorrem entre bancos.

Ele foi criado nos anos 80, com o intuito de poder garantir com que acontecesse a distribuição de certos recursos de forma correta.

Pois com as mesmas, era possível atender o fluxo financeiro exigido por uma grande parte dos bancos.

Uma informação que muitos não tem conhecimento, é que o CDI é muito parecido com o CDB(certificado de depósito bancário).

Sendo a única coisa que diferencia ambos, é que a negociação do CDI, é restrita para apenas o mercado bancário, uma vez que o seu principal objetivo, é transferir recursos de um banco para outro.

Então, é possível concluir que o CDI serve basicamente para que os bancos possam emprestar dinheiro uns para os outros.

Taxa do CDI

Uma das coisas mais perguntadas, é qual a taxa do CDI.

Se você é uma das pessoas que tem essa duvida, veja a seguir a resposta:

Bem, a taxa do CDI é calculada baseada em quais foram as operações de emissão entre os bancos pré- fixados.

Então, a taxa do CDI é representada por quais são as condições de liquidez do mercado.

Uma informação que muitos não tem conhecimento, é que a taxa do CDI apresenta como principal característica, acompanhar de perto a taxa do Selic(que é basicamente a taxa básica de juros de todo o país).

Isso pois, tanto a taxa do Selic, quanto a taxa do CDI são estabelecidas todos os dias.

Qual a importância do CDI nos investimentos pessoais

Bom, outra coisa que muitas pessoas tem duvida, é qual a importância do CDI.

Pois sabemos o que ele é, qual a sua principal função e qual a sua taxa, mas você sabe o que torna o CDI importante?

Bem, o Certificado de Depósito Interbancário é importante pois o mesmo serve como parâmetro, mas não somente para alguns tipos de investimento, mas para toda e qualquer tipo de economia.

Um exemplo, é que até mesmo para poder abrir um negocio novo, você deve ter em mente e será preciso considerar, quanto de dinheiro que esse negócio poderá render em relação ao CDI.

Pois será somente assim, que você irá saber se realizar o mesmo vale a pena ou não.

 

Eder Costa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *